Mini-Pavlovas de Verão [com Pêssego, Mirtilos e Framboesas]

IMG_1489

Citando a enciclopédia dos tempo modernos, a Pavlova é ” uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima”. Bem, desta vez a Wikipédia não se enganou! 😀

Prosseguindo a história, “a sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e estes reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países”. OK, tudo bem, por mim até podem fazer uma mega competição para ver qual a melhor pavlova – mais pavlovas no mundo é sempre de louvar!

IMG_1483

De todas as sobremesas, a pavlova é uma das minhas preferidas. Tudo por causa das características já referidas: o crocante e o suave, conjugados com um qualquer creme de natas e muita fruta fresca é simplesmente divinal. O único problema da pavlova é aquela sensação de poder comer, de uma só vez, algo como 4 mini-pavlovas, já que, ao contrário de alguns doces que têm presemça habitual no Verão.

Por ser Julho, o mês do Pêssego para a Marta do blog Intrusa na Cozinha, e porque finalmente chegaram os pêssegos do quintal, é mais do que óbvio que a minha pavlova teria de ter pêssegos. E, como não resisti a comprar meio quilo de mirtilos, também teve de levar mirtilos. Acho que a combinação ficou perfeita! 😉

IMG_1491IMG_1476

Mini-Pavlovas de Verão [com Pêssego, Mirtilos e Framboesas]
Ingredientes
  • 4 claras
  • 150 g de aúcar refinado branco
  • 1 c. de sopa de maizena
  • 1 c. de chá de vinagre
  • 200 mL de natas para bater (bem frias)
  • 2 c. de sopa de açúcar
  • 2 pêssegos grandes
  • 125 g de mirtilos
  • Framboesas q.b
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 120 ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar 4 círcunferências com 12-14 cm de diâmetro.
  2. Bater as claras em castelo até começarem a espumar. Quando estiverem quase firmes, juntar o açúcar granulado, uma colher de cada vez, batendo entre cada adição até o aúcar se dissolver nas claras. Continuar a bater durante mais uns minutos.Juntar a farinha maizena (que deve estar peneirada) e o vinagre. Bater até estar tudo envolvido.
  3. Dividir o merengue pelas quatro circunferências desenhadas no papel vegetal. Com uma espátula, alisar e dar a forma desenhada.
  4. Levar ao forno a 120 °C durante 15 minutos. Findos os 15 minutos, descer a temperatura do forno para os 100 °C. Deixar no forno por mais 45 minutos. ATENÇÂO: A porta do forno nunca deve ser aberta enquanto as pavlovas estiverem a cozer. Assim que se desliga o forno, abrir a porta ligeiramente e colocar uma colher de pau na porta para que esta continue ligeiramente aberta. Deixar as pavlovas arrefecer completamente no forno (preferencialmente várias horas).
  5. Para decorar as pavlovas. Descascar e arranjar a fruta a gosto. Bater as natas (bem frias) com o açúcar até ficarem bem firmes.
  6. Colocar um quarto do chantilly em cada pavlova. Se necessário, partir com uma colher o centro da pavlova de forma a que fique um buraco para colocar o chantilly. Decorar o topo com a fruta preparada previamente.
  7. Servir imediatamente.

IMG_1487

Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

Advertisements

One thought on “Mini-Pavlovas de Verão [com Pêssego, Mirtilos e Framboesas]

  1. Olá Ana,
    que pavlovas maravilhosas!! Pessoalmente acho as pavlovas uma sobremesa visualmente deslumbrante, e é bem versátil, uma vez que podemos fazer o topping que mais gostarmos, e “inventarmos” o quanto nos apetecer! 🙂
    As tuas além de estarem lindas, só podem estar maravilhosas de sabor, a avaliar pela junção de sabores.
    Muito obrigado por teres participado no mês de julho. Muito obrigado pela tua presença, e por enriqueceres a nossa mesa com esta sobremesa deliciosa!
    Beijinho grande
    Marta

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s