Muffins de Alfazema e Limão

 

IMG_1370

O Verão chegou em força. O calor, tanto esperado, está aqui para ficar. E o único problema associado é aquela pequenina falta de vontade de cozinhar e, admito, uma certa incapacidade de comer bolos muito elaborados.

Por outro lado, os sabores, as cores e os cheiros estão em plena força. Um deles é a alfazema, que este ano, tal como quase tudo o resto, veio um pouco mais tarde. Mas não tarde de mais para experimentar esta receita que há tanto queria experimentar.

IMG_1368IMG_1356IMG_1365

Bem simples, leve e com um aroma indescritível. Depois de alguma pesquisa, resolvi experimentar a receita do Célio do Sweet Gula, muito pelas suas fotos e food styling soberbos e dos mais belos não só em Portugal como no resto do mundo.

E não me arrependo de ter experimentado! Apesar de a alfazema no topo do bolo não ter sido consensual (por isso aconselho a não utilizarem caso sejam um pouco mais “esquisitos”), a mim o sabor convenceu-me! O limão, que fica bem com (quase) tudo, é o complemento perfeito para a alfazema e acaba por realçar o seu sabor.

IMG_1373IMG_1377

Eu sei que a utilização da alfazema na cozinha vos pode deixar um pouco reticentes, mas experimentem! Acho que não se vão arrepender! 😉

Muffins (ou Bolo) de Alfazema e Limão (adaptado do blog Sweet Gula)

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo para bolos
  • 2 c. de chá de fermento
  • 1 c. de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ c. de chá de sal
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 4 ovos
  • raspa e sumo de 1 limão grande
  • 1 c. de sopa de flores de alfazema picadas (± 6 raminhos)
  • 250 g de iogurte grego natural
Para o glacé:
  • 4 c. de sopa de açúcar em pó
  • Sumo de ½ limão
  • Flores de alfazema para decorar
Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 170 ºC. Preparar a forma: untar a forma de bundt ou de bolo inglês com com manteiga e polvilhar com farinha ou, se optar por muffins, alinhar as forminhas de papel.
  2. Numa taça, misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e reservar.
  3. Numa outra taça, bater a manteiga com o açúcar, durante alguns minutos até obter um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos, um de cada vez, e batendo entre cada adição. Adicionar a raspa, o sumo de limão, as flores de alfazema picadas e os iogurtes naturais. Bater mais um pouco até ficar uniforme.
  4. Juntar a mistura de farinha à massa, tendo o cuidado de peneirar a farinha, e envolver sem bater demasiado, até obter uma mistura homogénea.
  5. Verter a massa para a forma escolhida e levar ao forno até que um palito saia limpo (o tempo depende da forma escolhida: muffins, cerca de 15 a 20 minutos; bolo, entre 30 e 40 minutos.
  6. Desenformar o bolo e deixar arrefecer.
  7. Preparar o glacé. Misturar o açúcar com o sumo de limão até obter a textura desejada. Espalhar o glacé sobre o bolo e decorar com flores de alfazema.

IMG_1398IMG_1396

Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s