Galette de Amoras e Pêra aromatizada com Alfazema

IMG_1085

O Verão chegou, figurativa e literalmente! 😀 😀 O Sol, os dias longos, a água salgada (e a água fria),  as festas, as noites longas, as férias, os reencontros com amigos e família…  Tudo isto irá fazer parte dos nossos próximos três meses!

O calor aperta e por isso nem sempre apetece ligar o forno. Por isso os gelados e a fruta fresca são os reis do Verão!  No entanto, às vezes apetece algo mais complexo. Não sei se já ouviram dizer que se deve beber chá quente no Verão, porque ajuda a refrescar mas, pensem nesta galette, que deve ser comida ainda morna, dessa mesma forma! (OK, podem sempre baixar a a temperatura com uma generosa bola de gelado – não vos censuro!)

IMG_1066IMG_1071

As galettes são autênticas tartes desconstruídas. Uma versão de tarte igualmente deliciosa, com um quarto do trabalho e com um aspecto rústico muito simpático! (Lindas mesmo antes de irem ao forno, e absolutamente fantástica depois, com a massa crocante e o açúcar caramelizado!!) O que mais se pode pedir num tempo que nos puxa mais para o ar livre do que para a cozinha?

Como coisa simples que são, para fazer uma galette basta na realidade pegar em fruta fresca, macerá-la com açúcar, aromatizar com o que estiver e mão, montar tudo, levar ao forno e esperar uns longos 15 a 20 minutos! 😉 Fácil, não? Como a fruta que estava à mão eram umas amoras congeladas, numa quantidade razoável, apenas juntei uma pêra e meia dúzia de morangos vindos do quintal. Como veêm, o truque é descomplicar a receita!

IMG_1092IMG_1085IMG_1096

Galette de Amoras e Pêra aromatizada com Alfazema
Ingredientes
  • 1 massa de tarte caseira (receita aqui) ou 1 embalagem de massa folhada
  • 200 g de amoras
  • 1 pêra grande (com casaca e cortada em gomos finos
  • Meia dúzia de morangos, cortados em quartos
  • 40 g de açúcar amarelo
  • 40 g de açúcar granulado branco
  • Sumo de meio limão
  • Raspa de uma laranja
  • Flores de alfazema q.b. (as flores de uma haste de alfazema são suficientes)
  • 1 c. de sopa de manteiga derretida
  • Açúcar demerara q.b.
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 175 °C.
  2. Esticar a massa de modo a fazer um círculo e colocar a massa sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Fazer furos com um garfo na parte central da massa (aquela que será na realidade a base da tarte).
  3. Numa taça, misturar as frutas lavadas e cortadas. Juntar os açúcares e a raspa de laranja e o sumo de limão. Envolver tudo.
  4. Espalhar as frutas sobre a massa, tendo o cuidado de não a cobrir totalmente de modo a que as bordas da base sejam depois dobradas sobre o recheio. Dobrar as bordas da massa sobre o recheio. Cobrir o recheio da galette com as flores de alfazema.
  5. Pincelar as bordas com um pouco de manteiga derretida e polvilhar com açúcar demerara. Levar ao forno durante 20 minutos a 170 °C (o tempo varia de forno para forno, por isso o melhor é ver quando a tarte está cozida e ligeiramente dourada).
  6. Servir ainda morno e, se desejado, com uma bola de gelado. 😉

IMG_1103IMG_1106

Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

Advertisements

2 thoughts on “Galette de Amoras e Pêra aromatizada com Alfazema

  1. Ana,
    Eu sou completamente louca por galettes, seja qual for a estação, ou combinação de frutas, simplesmente adoro e esta tua está, como não poderia deixar de ser, de babar!!
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s