Biscotti de Amêndoa e Chocolate Branco

IMG_9646

Já tenho saudades de fazer bolachas. Por razões inexplicáveis – ou simplesmente porque as guloseimas do Natal (e agora da Páscoa) ainda não desapareceram, há muito que não tenho a tentação de fazer coisinhas doces para comer no fim do jantar.

Mas, e como já sentia falta de partilhar uma receita de cookies, hoje trago-vos a receita deste Biscotti de Amêndoa e Chocolate Branco que fiz, imaginem só, ainda no final de 2015. Este Biscotti, apesar de parecer um pouco duro, acaba por se desfazer na boca, sendo ótimo para molhar no café. Imaginem só, um biscoito de amêndoa perfumado com café e com um leve toque de chocolate branco! 😀 Perfeito não acham?

IMG_9657IMG_9667

IMG_9663

Vamos à receita. Apesar de parecer difícil e longa, não o é de facto. Só é precisa alguma atenção nos tempos no forno, para tirar os Biscotti no momento certo. E nem é preciso refrigerar a massa, o que acontece na maior parte das receitas de cookies! 🙂 Assim não há desculpas para não experimentar esta receita! Ah, e uma última nota, caso queiram, podem substituir o chocolate branco por chocolate de leite ou preto! Ou até omitir o chocolate (o que não aconselho!).

Biscotti de Amêndoa e Chocolate Branco
Ingredientes
  • 175 g de amêndoa
  • 260 g de farinha
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 1 c. de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de canela
  • ½ colher de chá de sal
  • 60 g de manteiga, fria e partida em cubinhos
  • 3 ovos grandes
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite
  • 200 g de chocolate branco
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 150 °C. Preparar dois tabuleiros de forno com papel vegetal. Espalhar as amêndoas sobre um dos tabuleiros e tostar no forno durante 10 minutos, mexendo a meio do tempo. Retirar as amêndoas do forno e aumentar a temperatura do mesmo para os 175 °C. Passar as amêndoas para uma taça para que o tabuleiro possa ser usado novamente.
  2. Numa picadora 1 2 3, picar as amêndoas grosseiramente, de modo a que fiquem bocadinhos relativamente grandes. Retirar um copo das amêndoas, moer mais um pouco as restantes e reservar (estas amêndoas servirão para polvilhar os biscotti no fim).
  3. Numa taça grande, juntar a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela e o sal. Com um garfo, juntar a manteiga, esmagando-a até que a manteiga fique envolvida na mistura da farinha. De seguida, juntar as amêndoas que foram picadas grosseiramente. Num outro recipiente, bater os ovos com o óleo e a baunilha. Juntar à mistura da farinha/manteiga e mexer com uma colher de pau apenas até que a parte líquida desapareça.
  4. Passar a massa para uma bancada enfarinhada e amassar até que a massa fique suave e ligeiramente pegajosa. Se estiver muito pegajosa e difícil de trabalhar, adicionar mais uma ou duas colheres de farinha. Com as mãos enfarinhadas, dividir a massa pelos dois tabuleiros e formar um rectângulo com cada uma das partes, com uma altura de cerca de 1,5 centímetros. Com um pincel de cozinha, pincelar os retângulos com o ovo batido.
  5. Levar ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que o topo e os lados estejam dourados. Retirar do forno, sem o desligar. Deixar arrefecer 10 minutos e cortar os retângulos em fatias de 2 centímetros de lado, aproximadamente. Espalhar as fatias pelos tabuleiros, com um dos lados cortados virados para cima. Levar novamente ao forno, por mais 5 minutos. Tirar novamente do forno e virar os biscotti de modo a que o outro lado cortado fique virado para cima e colocar novamente no forno por mais 5 minutos. Retira do forno e deixar arrefecer no tabuleiro durante 5 minutos, transferindo os biscotti para uma grelha de seguida. Guardar o papel vegetal, pois ainda será utilizado.
  6. Quando os biscoitos estiverem frios, derreter o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas em intervalos de 15 segundos (a cada intervalo mexer o chocolate para ajudar a derreter). Mergulhar cada biscotti no chocolate derretido e polvilhar imediatamente com a amêndoa picada. Colocar os biscoitos novamente no papel vegetal até que o chocolate branco endureça.
  7. Guardar num recipiente fechado por um período máximo de duas semanas.

IMG_9652

Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

Anúncios

2 thoughts on “Biscotti de Amêndoa e Chocolate Branco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s