A Melhor Tarte de Amêndoa do Mundo

IMG_0588

Chegou Abril. E por aqui tem sido mesmo águas mil. Já chegava de chuva por uns dias. Preciso de Sol e de dias quentes. Um dos meus hobbies mais recentes é a jardinagem. Agora que finalmente tenho tempo livre percebi o fascínio da minha mãe pelas plantas, pelas flores e pelo jardim. O que, perguntem-lhe, seria a última coisa que ela esperaria de mim! (Eu, que sempre fuji a sete pés da jardinagem!!) Mas agora compreendo o quão maravilhoso é acordar pela manhã e ir ver as flores que estão quase a florir, ver que as sementes deitadas à terra já começaram a crescer e que as árvores estão cheias de rebentos de folhas e flores. É realmente a magia da Primavera e da Vida.

IMG_0597

Voltando às paixões da minha mãe. Se há coisa que sempre me lembro de comer cá em casa em dias de festa, é esta Tarte de Amêndoa. Conhecida e admirada por toda a família, é o doce dela mais requisitados por todos, mas principalmente pelo meu pai. E é fácil perceber porquê. Esta é a Melhor Tarte de Amêndoa do Mundo. Uma base crocante, amanteigada e que se desfaz na boca. Um recheio também ele crocante, em que a amêndoa é envolvida num doce caramelo. Esta tarte sabe à minha infância e é, de certeza, uma das receitas que perdurá no tempo. E é uma (das poucas) em que deixo a minha mãe pôr as mãos na massa, tudo para que tenhamos o prazer de nos deliciar com a Melhor Tarte de Amêndoa do Mundo!! ❤

IMG_0601

IMG_0610IMG_0604

A Melhor Tarte de Amêndoa do Mundo
Ingredientes
Massa
  • 100 g de açúcar
  • 200 g de farinha
  • 100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 ovo
Recheio
  • 150 g de amêndoa (usei 200 g)
  • 100 g de açúcar
  • 80 g de manteiga
  • 3 colheres de sopa de leite
Preparação
  1. Numa taça, juntar todos os ingredientes da massa: o açúcar, a a farinha, a manteiga, o fermento e o ovo previamente batido. Amassar tudo até que a massa esteja unida e fore uma bola. Não amassar demasiado. Cobrir a massa com película aderente e deixar repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos.
  2. Pré-aquecer o forno a 180 °C. Untar uma tarteira com margarina.
  3. Cobrir o fundo da tarteira com a massa da tarte e levar ao forno até a massa estar cozinha, ou seja, quando começar a ficar dourada.
  4. Entretanto, fazer o recheio. Num tachinho, levar ao lume a manteiga com o açúcar até alourar. Depois, junta-se a amêndoa e o leite. Levase mais um pouco ao lume, mexendo sempre. Por fim, colocar o recheio sobre a tarte e levar ao forno novamente, desta vez com a resistência ligada e só até o recheio ficar douradinho (2/3 minutos).

IMG_0602

IMG_0594

Boa Semana! 😉

Lurdes & Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

4 thoughts on “A Melhor Tarte de Amêndoa do Mundo

Deixe uma Resposta

