Challah e uma Páscoa Feliz

Estamos em contagem decrescente para a Páscoa. Domingo é dia de festa e mais um dia para estar com a família. Mas até lá é a azáfama do costume. Entre limpezas da casa e um recém descoberto gosto pela jardinagem e os doces de Páscoa ainda há muito que fazer.

Páscoa que é Páscoa tem de ter folar. Gosto de experimentar coisas diferentes e de me desafiar com coisas novas. É por isso que todos os anos faço folares diferentes. Já fiz de uns de origem italiana e no ano passado fiz uma Challah com farinha integral. Este decidi fazer uma Challah tradicional. A Challah é um pão doce enriquecido com ovos originário da cozinha judaica. Curiosamente a Challah não deve ser consumida durante a Páscoa judaica (que não coincide com a celebração religiosa que se aproxima).

IMG_0440IMG_0444

As Challah fascinam-me pela sua forma entrançada, nem sempre fácil de conseguir. Na primeira vez que fiz esta receita fiz um redonda e uma com 4 pontas. Foi relativamente fácil e o vídeo que indico na receita ajudou-me imenso. Como a Challah foi devorada com relativa rapidez pediram-me para fazer novamente (no espaço de uma semana!). Da segunda vez decidi fazer uma Challah com 6 pontas e aqui é que as coisas se complicaram… Os primeiros vídeos que vi não eram claros e, para ajudar à festa, a minha mãe ria-se na minha cara e dizia para desistir e fazer a trança aleatoriamente. Aleatoriamente? Nunca!! Lá encontrei um video bastante explicativo e percebi como fazer! E o resultado está à vista! 😀 Só podia ter ficado mais bonita se não tivesse rachado no forno! Mas ficou linda na mesma! 😉

 

 

IMG_0459
Challah
Ingredientes
  • 11 g de fermento de padeiro em pó (1 saqueta)
  • 13 g (1 c. de sopa) de açúcar
  • 420 mL de água morna
  • 1/2 copo (120 mL) de azeite (mais um pouco para untar a taça)
  • 5 ovos grandes
  • 100 g (1/2 copo) de açúcar
  • 14 g (1 c. de sopa) de sal
  • 1 kg (a 1,063 kg) (8 a 8,5 copos) de farinha T65
  • 8 to 8 1/2 cups (1000 to 1063 grams) all-purpose flour
Preparação
  1. Num alguidar, dissolver o fermento com 1 colher de sopa de açúcar na água quente. Deixar repousar 5 minutos.
  2. Juntar o azeite à água. De seguida, juntar os ovos, um de cada vez, batendo sempre entre cada adição. Adicionar o açúcar e o sal e bater bem. Gradualmente, juntar a farinha. Quando a farinha estiver toda incorporada, a massa está pronta para ser amassada (o que pode ser feito á mão ou com as varas em espiral da varinha mágica).
  3. Pôr a massa numa bancada enfarinhada e amassar até que a massa fique lisa e  uniforme. Limpar o alguidar, untando-o de seguida com azeite. Colocar a massa de novo no alguidar, tapar e deixar levedar num local quente. Quando a massa quase duplicar de volume, dar um murro na massa de forma a retirar o ar e deixar levedar mais meia hora num local quente.
  4. Dividir a massa em duas partes iguais e entrançar a Challah com o número de pontas desejadas. Este vídeo foi o que usei para me guiar na Challah com 6 pontas e este na com 4. Não trabalhar demasiado a massa (quanto mais se amassa mais ela perde leveza). Colocar as Challah’s num tabuleiro com papel vegetal.
  5. Bater o quinto ovo e pincelar as tranças. Deixar levedar por mais uma hora.
  6. Pincelar as tranças com o ovo mais uma vez e levar ao forno pré-aquecido a 190 °C durante 30 a 40 minutos.
  7. Depois de retirar as Challah’s do forno, deixar arrefecer sobre uma grelha.

Notas:

  • Qualquer uma das três fases de fermentação pode ser feita no frigorífico (desde que por mais horas, claro!). O sabor fica claramente beneficiado com esta fermentação prolongada. Quando se retira do frigorífico a massa deve depois repousar até que fique à temperatura ambiente antes de se prosseguir para os passos seguintes.
  • Se gostar, pode polvilhar as Challa’s com sementes de sésamo ou papoila antes de ir ao forno.

 

IMG_0448IMG_0467

Uma Santa e Feliz Páscoa para todos!

(Com muitas amêndoas, chocolate, família e amor!)

Ana Fernandes ❤

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s