Brunch do Dia do Pai e uns Devonshire Splits

Se me perguntarem o que me mais me faz feliz, uma das respostas terá de ser, inevitavelmente, as reuniões à mesa. Nada me faz mais feliz do que estar à mesa com a família (ou amigos) de volta de comida deliciosa. Ontem foi Dia do Pai, e na impossibilidade de celebrar noutra hora, o pequeno-almoço (ou a versão chique – o brunch) foi o momento escolhido para festejar esta data tão especial.

IMG_0390

IMG_0387

Para mim, cozinhar é um acto de amor. Por isso o brunch ficou por minha conta. Quando vi os Devonshire Splits no Be Nice, Make a Cake soube imediatamente que os teria de fazer. Quando era pequena, era hábito ir tomar o pequeno-alomoço na pastelaria. E estes bolinhos transportaram-me para a vitrine da pastelaria onde eu semanalmente escolhia o meu bolo preferido, uma almofada. Lembro-me que tinham tanto creme que a minha mãe tirava sempre metade – e que o meu pai depois ia roubando. Foi assim com uma enorme nostalgia destes pequenos-alomoços de antigamente que fiz estes Devonshire Splits.

Como estamos quase na Páscoa, fiz também uma Challah, um pão tipo folar de origem judaica. Tudo isto, acompanhado de umas belas torradas com doce e queijo fresco e o meu adorado café com leite… Digamos que foi o pequeno-alomoço perfeito, delicioso, sem pressas e na companhia do nosso bem mais precioso! ❤

IMG_0392

IMG_0403IMG_0386

Devonshire Splits (receita da Rosa do Be Nice, Make a Cake)
Ingredientes
  • 330 g farinha
  • 1 pitada de sal
  • 30 g de açúcar
  • 8 g de fermento granulado
  • 25 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 80 mL de leite
  • 80 mL de água

Para o recheio:

  • 200 mL de natas frias
  • 30 g de açúcar
  • Raspa de um limão
  • Morangos
Preparação
  1. Numa taça grande, colocar a farinha com o sal e açúcar de um lado e o fermento do outro. Adicione a manteiga, o leite e ¾ da água.
  2. Amassar bem (pode ser na batedeira com o gancho), e a pouco a pouco vá juntando o resto da água até toda a farinha estar absorvida e a massa ficar pegajosa (pode não ter de usar toda a água).
  3. Amassar bem durante 5 minutos até a massa deixar de estar pegajosa e ficar lisa. Colocar numa taça untada com azeite e tapar bem com película aderente.
  4. Deixar repousar num ambiente quente durante 1 hora ou até duplicar de volume.
  5. Retirar a massa para uma bancada polvilhada com farinha e dobrá-la sobre si própria para retirar o ar. Dividir a massa em 8 peças.
  6. Enrolar cada porção até ficar bem redondinha e colocar em tabuleiros revestidos com papel vegetal, separados entre si.
  7. Colocar as bolinhas a levedar num ambiente quente durante 40 minutos ou até duplicarem de tamanho.
  8. Leve a cozer em forno quente a 220ºC durante 20 minutos ou até estarem douradas. Deixar arrefecer completamente antes de cortar e rechear.
  9. Bater as natas (que devem estar bem frias) durante uns minutos, juntando a pouco e pouco o açúcar. Bater até ficarem bem firmes. Juntar as a raspa de limão e envolver
  10. Fazer um corte nos “pãezinhos” e colocar o recheio com a ajuda de um saco pasteleiro. Servir as almofadas com morangos frescos para um brunch  de outro mundo! 😉

Nota: Servir e consumir no mesmo dia.

PS: Visitem o Be Nice, Make a Cake da Rosa Cardoso! Prometo que não e vão arrepender! 😉

IMG_0388

20160319_084406

 

Feliz Dia do Pai! ❤ ❤ ❤

Ana Fernandes

8 thoughts on “Brunch do Dia do Pai e uns Devonshire Splits

  1. Que maravilha Ana!!
    Um brunch super requintado e delicioso sem dúvida.
    Também fiquei de olho nesse Splits da Rosa no instagram e vou ter de os fazer, pois é algo que nem nunca fiz, nem nunca provei.
    Um beijinho,
    Lia

    Gostar

Deixe uma Resposta

