Bolo de Laranja com Chocolate Negro

Dezembro é, definitivamente, the most wonderful time of the year. Para além do óbvio tempo de Natal, Dezembro é também época de aniversários na família. Este Bolo Agridoce de Laranja e Chocolate foi para comemorar o aniversário da minha avó paterna, a mulher que me criou desde pequena e a melhor cozinheira que conheço.

IMG_9345

A minha avó é uma das minhas grandes inspirações. Cresci a vê-la cozinhar, na sua pequena cozinha, sempre com um aroma delicioso. Ainda consigo imaginar o cheirinhos dos refogados! 😉 Aliás, há quem diga que puxo demasiado os refogados por causa dela!!!

Mas bem, vamos ao bolo. Numa altura recheada de pecados, o melhor é escolher um bolo simples, mas que entra logo no nosso coração! O cheiro inconfundível da laranja, quente e fresco, doce e amargo, perfuma toda a casa. Esta antítese de aromas prolonga-se à união agridoce entre a laranja e o chocolate.

IMG_9341IMG_9323

A textura densa mas esponjosa (devido à manteiga) faz com que o bolo seja perfeito para o lanche, na companhia quente de um chá e da avó e do resto da família. Os pedacinhos de chocolate, que devem ser pequenos para ficarem igualmente espalhados  pelo bolo (ao contrário dos meus), fazem com que cada dentada seja uma viagem única pelos diferentes sabores e aromas que compõem este Bolo de Laranja com Chocolate Negro.

IMG_9385IMG_9347

Ingredientes
  • 180 g de manteiga, à temperatura ambiente
  • 210 g de açúcar
  • 180 g de farinha (sem fermento)
  • 2 c. de chá de fermento em pó
  • ½ c. de chá de sal
  • 3 ovos grandes
  • ½ copo (120 mL) de sumo de laranja
  • raspa de 2 laranjas
  • 100 g de chocolate negro, partido em pedaços pequeninos
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 175 °C. Untar uma forma redonda pequena (20-22 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhar com farinha.
  2. Bater a manteiga com o açúcar e a raspa da laranja, até ficar fofo. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo muito bem entre cada adição. Juntar a farinha,  o fermento, o sal e o sumo de laranja, mexendo até que esteja tudo combinado. Juntar o chocolate e misturar tudo cuidadosamente.
  3. Pôr a massa na forma e levar ao forno durante aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e um palito espetado no centro saia limpo.
  4. Deixar arrefecer na forma durante 5 minutos, desenformar e polvilhar com chocolate ralado.

 

IMG_9332IMG_9327

Ana Fernandes, a Avó Maria (e a outra avó Maria) ❤ ❤ ❤ (Eu disse que Dezembro era mês de aniversários!)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s