Bolo de Limão e Coco

Não me consigo cansar do sabor a limão. Deve ser um dos ingredientes que mais receitas tem na minha lista de espera. Sabe sempre bem; seja no Inverno seja no Verão, uma fatia de bolo de Limão vem sempre a calhar.

IMG_9146.JPG

E a melhor parte do limão? Permite conjugar diferentes sabores na perfeição, sem haver sobreposições e anulações de sabor: todos podem brilhar quando se trata do sublime traço do limão. Uma das combinações que mais gostei nos últimos tempos foi a deste citrino com o alecrim, bem presente nestas surpreendentes bolachas.

Bem queria ter juntado um pouco de alecrim picado ao bolo do post de hoje, mas como era para um lanche com algumas pessoas não tão disponíveis para provar novos sabores, tive de o deixar de lado. Bem, não de todo! 🙂 Usei uns raminhos de alecrim para decorar o bolo, o que resultou num efeito muito elegante, na minha opinião! 😉 Uma coroa de alecrim num bolo de Limão!

IMG_9160.JPG

O bolo é muito simples, ideal para o lanche acompanhado de um chá, ou para o pequeno-almoço. Não tem ingredientes estranhos nem procedimentos complicados. Podem ficar intrigados com a quantidade de bicarbonato de sódio (que actua como levedante), mas como podem ver, funciona! Isto acontece uma vez que o bicarbonato de sódio é muito mais forte que o fermento em pó – um dia explico aqui as grandes diferenças! 😉 Fica então a receita!

IMG_9140

Bolo de Limão e Coco
Ingredientes
  • 115 g de manteiga
  • 260 g de açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 190 g de farinha
  • ½ c. de chá de sal
  • ½ c. de chá de bicarbonato de sódio
  • 120 mL de buttermilk
  • 2 c. de chá de raspa de limão (cerca de 2 limões)
  • ½ copo de coco ralado
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 160 °C. Bater a manteiga com a batedeira na velocidade média até ficar cremosa. Gradualmente, juntar o açúcar, batendo até que a massa fique leve e fofa. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição apenas até obter uma massa uniforme.
  2. Juntar a farinha, o sal, e o bicarbonato de sódio e adicionar à mistura com a manteiga, alternando com o buttermilk, começando e acabando com a farinha. Bater na velocidade reduzida entre cada adição apenas até estar tudo combinado. Juntar a raspa de limão e o coco ralado.
  3. Untar uma forma com manteiga e polvilhá-la com farinha. Pôr a massa na forma.
  4. Cozer o bolo a 160 °C durante uma hora, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixar o bolo arrefecer na forma 10 a 15 minutos e só depois desenformar.

IMG_9153

Ana Fernandes ❤ ❤ ❤

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s