Bolo de Chocolate, Caramelo e Nozes – o Bolo de Aniversário Perfeito!!!

Há uma semana, a esta hora, era uma uma pessoa muito, muito feliz. Um dia especial, família reunida à mesa e bolo de chocolate – a receita para a felicidade! Porque para mim os aniversários são para isso mesmo, para estar com a família, para devorar o nosso bolo preferido (do momento, pois é impossível ter apenas um bolo preferido!) e para comemorar o facto de estarmos aqui mais um ano, partilhando assim a nossa felicidade com a família e os amigos! ❤

IMG_9157.JPG

Como faço anos no dia de Todos os Santos, comemorei sempre o meu aniversário no próprio dia, com a família e amigos reunidos cá em casa. Talvez por isso o meu aniversário só faça sentido desta forma. Entretanto, já estou a entrar em depressão só de saber que no próximo ano faço anos a uma segunda-feira – não há direito… 😦

Mas falando de coisas mais doces do que aniversários a uma segunda-feira…

IMG_9193.JPG

Até quase à véspera do meu aniversário não tinha ideia nenhuma do bolo que queria fazer. Às vezes as ideias são tantas que é difícil escolher! A escolha acabou por ser feita por impulso – as melhores escolhas, pelo menos no que toca a bolos! – e recaiu sobre este bolo tartaruga de chocolate. Afinal, junta os meus sabores preferidos, chocolate e caramelo! 🙂

Quanto à referência à tartaruga (um pouco estranho, eu sei!) tem a ver com uma uns doces bastante comuns nos EUA, em que uma bolacha é com chocolate e caramelo, sendo depois colocadas nozes a fazer de carapaça, fazendo assim lembrar uma tartaruga, com a noz a fazer de carapaça! Adorável (e delicioso), no mínimo!

IMG_9181

Este bolo não é para fracos (aquelas pessoas que comem um bocadinho de bolo e dizem Não quero mais, é muito doce). Tem um sabor intenso a chocolate, quantidades copiosas de caramelo e nozes, para enriquecer ainda mais o bolo. É um oitavo pecado mortal em forma de bolo, de certa forma! 😉 Bolos destes, só mesmo em ocasiões muito especiais!

Quanto à receita, é simples q.b. 😛 É verdade que dá um pouco de trabalho, demora algum tempo, etc. Mas prometo que vale a pena! 🙂 O bolo de chocolate é bastante simples e é a minha receita preferida e a que faço sempre para bolos em camadas. Tem um ingrediente secreto, que podem substituir por água (mas não façam isso, por favor, retira a verdadeira essência deste bolo). A receita de caramelo é nova, mas é em tudo semelhante à que costumo fazer sempre. Quanto ao sabor, à pura decadência que este bolo constitui, acho que as imagens falam por si… 🙂

IMG_9208

IMG_9184.JPG

Bolo de Chocolate, Caramelo e Nozes (Turtle Chocolate Cake)
Ingredientes
Para o Bolo de Chocolate
  • 220 g de farinha
  • 400 g de açúcar
  • 90 g de cacau em pó sem açúcar (cacau magro)
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 copo de buttermilk ( a 1 copo de leite juntar uma colher de sopa de vinagre e deixar repousar durante 15 minutos)
  • ½ copo de óleo vegetal
  • 2 ovos grandes, a temperatura ambiente (ou 3 pequenos)
  • 2 c. de chá de açúcar baunilhado
  • 1 copo de café quente
Para o molho e cobertura de Caramelo
  • 300 g de açúcar granulado
  • 130 g de manteiga
  • 180 mL de natas
  • 400 a 500 g de açúcar em pó (icing sugar)
  • 2 – 3 c. de sopa de leite
Para a Ganache de Chocolate
  • 115 g de chocolate (preto ou de leite)
  • 90 mL de natas
  • Nozes q.b.
Preparação
Para o Bolo de Chocolate
  1. Numa taça, juntar farinha, açúcar, cacau, bicarbonato de sódio, fermento em pó e o sal, e misturar até estar bem combinado.
  2. Numa outra taça, juntar o buttermilk, o óleo, os ovos e o açúcar baunilhado e bater com a batedeira.
  3. Com a batedeira na velocidade mínima, adicionar lentamente os ingredientes líquidos aos secos. De seguida, ainda na velocidade mínima, adicionar o café (quente), batendo até estar bem combinado.
  4. Untar uma forma redonda (de 20 ou 22cm) com manteiga e polvilhar com cacau em pó.
  5. Colocar a massa na forma, indo ao forno durante aproximadamente 25 minutos, a 175˚C, ou até o palito sair limpo. Deixar arrefecer o bolo na forma durante 15 a 20 minutos e só depois desenformar. Estes valores são para 3 camadas (ou seja, a massa dividida em três).
Para o molho e creme de Caramelo
  1. Enquanto o bolo está a arrefecer, faz-se o molho e a cobertura de caramelo.
  2. Levar o açúcar a lume médio-alto num tacho de fundo grosso, mexendo o açúcar até que este derreta. Numa primeira fase vai formar uma espécie de torrões, que depois acabam por derreter. Este passo pode demorar até 10 minutos.
  3. Assim que o açúcar derrete por completo, parar de mexer e deixar que a cor mude para um âmbar escuro, sinal de que o açúcar está a caramelizar. Cuidado, não deixar que o caramelo queime, pois a mudança de cor é muito rápida! Remover o caramelo do lume.
  4. Juntar a manteiga partida em cubos e mexer até que esta esteja completamente derretida e uniformemente envolvida no caramelo. Cuidado porque o caramelo começa a ferver assim que se juntam as natas!
  5. Lentamente, juntar as natas ao caramelo, mexendo até estar tudo bem combinado
  6. Deixar arrefecer pelo menos 30 minutos antes de prosseguir para o passo seguinte.
  7. Pôr de lado um pouco de caramelo (aproximadamente 80 mL) e colocar o resto numa taça onde se possa bater com a batedeira.
  8. Juntar açúcar em pó (que deve ser peneirado antes de usar) e bater lentamente com a batedeira. Numa primeira fase, juntei apenas 250 g, de forma a que o creme ficasse com a consistência ideal para rechear o bolo.
Para a Ganache de Chocolate
  1. Partir o chocolate em pedaços pequeninos e colocá-los numa taça de vidro ou metal.
  2. Aquecer as natas no microondas, sem que as mesmas fervam. Juntar as natas ao chocolate e cobrir a taça com película aderente e deixar repousar durante 5 minutos.
  3. Mexer a mistura de chocolate e natas até que o chocolate esteja completamente derretido e a ganache fique uniforme.
  4. Se o chocolate não derreter por completo, pôr no microondas durante 5 segundos e mexer novamente. Repetir este passo até que a ganache esteja uniforme. Deixar repousar 20 a 30 minutos antes de usar.
Para montar o bolo
  1. Caso as camadas não estejam com uma altura uniforme, cortar o topo para que as três camadas fiquem com a mesma altura.
  2. Pôr a primeira camada de bolo no prato onde este irá ser servido. Rechear com o creme de caramelo e polvilhar com nozes partidas.
  3. Pôr a segunda camada de bolo e repetir o processo, com o cuidado de deixar de lado um pouco de creme de caramelo para fazer os swirls no topo.
  4. Por último, colocar a terceira camada de bolo. Pôr a ganache de chocolate por cima, fazendo com escorra um pouco para as laterais do bolo. A ganache deve estar com uma consistência mais sólida do que quando acabada de fazer, mas ainda deve estar suficientemente líquida para que seja possível espalhá-la correctamente.
  5. Pôr o bolo no frigorífico até que a ganache solidifique.
  6. Entretanto, voltar a bater o creme de caramelo. Juntar mais açúcar em pó, uma colher de sopa de cada vez, até que o creme fique com uma consistência que permita colocar o creme num saco de pasteleiro e fazer os os swirls no topo do bolo.
  7. Fazer os swirls em cima da ganache (ou outra forma que se deseje) junto à borda do bolo. Neste bolo, usei o bico de pasteleiro 2D da Wilton.
  8. Polvilhar o centro do bolo com mais nozes picadas e cobrir o bolo com o molho de caramelo reservado. Se necessário, aquecer um pouco no microondas para que este fique mais líquido e consiga escorrer pelo bolo.

IMG_9225.JPG

Ana Fernandes ❤

Age is merely the number of years the world has been enjoying you 🎂

A post shared by Ana Fernandes (@ana.psfernandes) on

❤ ❤ ❤

Advertisements

One thought on “Bolo de Chocolate, Caramelo e Nozes – o Bolo de Aniversário Perfeito!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s