Tarte de Maçã com Caramelo Salgado

O prometido é devido. Já tinha prometido a mim mesma há muito tempo fazer uma tarte de maçã à séria, com aquele típico entrelaçado por cima, que faz lembrar as tartes tipicamente americanas. E a chegada do Outono, com a sua chuva e vento, foi o empurrão necessário para finalmente fazer esta tarte. Os ingredientes base são simples – maçã, caramelo e canela, tudo envolvido  numa massa crocante – acho que tem tudo para dar certo!

IMG_9052.JPG

Como qualquer tarte completamente caseira, dá algum trabalho, confesso. Mas que vale muito a pena! 😀 Convém pensar atempadamente em todos os passos, para que não falte nada a meio da receita! Não façam como eu que, na primeira tentativa, e já depois de ter feito o caramelo, percebo à última hora que não tenho margarina suficiente para fazer a base da tarte! (E lá ficou a tarte adiada mais uma semana, mas pelo menos com o caramelo já pronto e à espera de ser usado.) Aliás, o meu conselho para facilitar a confecção é “dividir o mal pelas aldeias”, ou seja, ir preparando alguns dias antes. No meu caso, o caramelo foi feito no fim-de-semana passado e a massa da tarte na sexta à noite (para permitir que a massa descansasse e ficasse algumas horas no frio). Claro que se pode usar uma massa quebrada ou folhada do supermercado, mas nunca é a mesma coisa! 😉

IMG_9056.JPG

Já o caramelo, é batota usar já feito! O caramelo é o meu guilty pleasure, (#everythingisbetterwithcaramelonit – tudo é melhor com caramelo – bolachas, crepes, panquecas, directamente do frasco, tudo é permitido quando se trata de caramelo salgado!). Já descrevi o meu amor pelo caramelo, por isso vão já fazer para não ser a única viciada (ok, não me parece que seja a única :p ).

IMG_9065.JPG

Para dar mais sabor à  tarte, convém usar mais do que uma variedade de maçã. E se estas não forem muito doces pode-se ajustar a quantidade de açúcar. Mas para mim, a melhor parte nesta tarte é o contraste entre o doce e o salgado, por isso o sabor mais ácido das maças agrada-me bastante.

Quanto ao formato do topo, é totalmente opcional. Mas é para mim o que torna as tartes tão especiais! O entrelaçado (ou lattice, em inglês) é lindíssimo e transforma uma simples tarte em algo mágico! Pode parecer difícil, mas com a ajuda do vídeo que está na receita vai ser super fácil, vão ver!

IMG_9071.JPG

Tarte de Maçã com Caramelo Salgado
Ingredientes
Massa da Base
  • 315 g de farinha
  • 1¼ c. de chá de sal
  • 90 g de manteiga (fria, cortada em cubos)
  • 155 g de margarina (fria)
  • ½ copo de água gelada
Recheio
  • Caramelo Salgado q.b (clicar no link para ver a receita)
  • 2 c. de chá de raspa de limão
  • 50 mL de sumo de limão
  • 6 maçãs grandes, descascadas e cortadas em fatias finas
  • 30 g de farinha
  • 1½ c. de chá de canela
  • ¼ c. de chá de noz moscada
  • 100 g de açúcar
  • 1 ovo, batido
Preparação
  1. Ler todas as indicações antes de começar a fazer a tarte. Tem várias etapas que requerem tempos de espera, pelo que é melhor organizar toda a preparação com uns dias de antecedência.
  2. Fazer a massa da base. Misturar a farinha e o sal numa taça. Juntar a manteiga e, com um garfo, partir a manteiga misturando-a com a farinha, até que a manteiga esteja quase desfeita. Também se pode ralar a manteiga fria, o que torna este processo mais fácil. De seguida, juntar a água gelada (uma colher de sopa de cada vez, misturando sempre, de forma a não juntar mais água do que a estritamente necessária); antes de juntar a água a massa deve ser semelhante a areia. Transferir a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhar a massa de forma a incorporar bem as gorduras com a farinha. A massa não deve ficar demasiado pegajosa. Formar uma bola, dividir ao meio e achatar, de modo a formar um disco. Envolver a massa em película aderente e pôr no frigorífico, pelo menos uma hora.
  3. Fazer o caramelo de acordo com a receita enquanto a massa arrefece no frigorífico.
  4. Começar a preparar o recheio enquanto a massa continua a arrefecer. Numa taça grande, pôr a raspa e o sumo de limão. Arranjar as maçãs e juntá-las ao limão, envolvendo tudo (o ácido vai impedir que as maçãs comecem a oxidar). Numa tacinha, juntar a farinha, o açúcar e as especiarias. Juntar às maçãs e misturar com cuidado para não partir muito as maçãs.
  5. Preparar a base da tarte: com o rolo da massa formar um círculo que cubra a tarteira, assim como os seus lados. Um truque para esticar a massa sem que esta se agarre ao rolo é colocar a massa entre duas folhas de papel vegetal, evitando assim o contacto do rolo com a massa. Transferir a massa para a tarteira, verificando se os lados estão totalmente cobertos, cortando de seguida o excesso. Atenção: só se retira do frio um dos discos, o outro permanece no frio.
  6. Colocar o recheio na tarte e deitar ½ copo de caramelo sobre o recheio, reservando o resto.
  7. Pré-aquecer o forno a 200 °C.
  8. Fazer a parte de cima da tarte. Retirar o outro disco de massa do frigorífico, esticar e, com a ajuda de uma régua e um cortador de pizza, cortar tiras finas de massa. Entrelaçar as tiras de massa sobre a tarte (este vídeo explica como o fazer). Parece mais difícil do que é na realidade! 😉 Cortar as pontas das tiras em excesso e ligar as tiras da massa à base (ou simplesmente enfiar os bocadinhos de massa entre a tarteira e a massa da parte de baixo).
  9. Bater o ovo e pincelar a tarte (com uma camada bastante fina de ovo – não queremos ovos mexidos na nossa tarte :p ).
  10. Pôr a tarte no forno. Deixar a temperatura nos 200 ºC durante 20 minutos (eu deixei apenas 10 minutos, pois começou a ficar demasiado dourada logo no início). Ao fim dos 20 minutos, baixar a temperatura para os 180 ºC, durante mais 40 a 50 minutos. Cobrir com papel de alumínio se começar a ficar demasiado castanha. A tarte está pronta quando o caramelo estiver a borbulhar.
  11. Retirar do forno e deixar arrefecer pelo menos 4 horas antes de servir.
  12. Se desejado, servir a tarte com mais caramelo salgado e com uma bola de gelado! 😉

IMG_9051.JPG

Bom Apetite 😉

Ana Fernandes ❤

Advertisements

2 thoughts on “Tarte de Maçã com Caramelo Salgado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s