Muffins de Amoras Silvestres

A saga das Amoras continua. 😀 Este Verão foi rico em amoras (graças às longas, mas produtivas horas que passei a apanhá-las por essas silvas fora), e por isso todas as formas de as utilizar são bem-vindas.

IMG_8555.JPG

Depois de ter feito compota e estas deliciosas panquecas, chegou a altura de fazer estes muffins. Bem ao estilo daqueles que encontramos nas padarias – altos, com uma cúpula redondinha e bem fofos por dentro, são, perdoem-me a modéstia, os muffins perfeitos.

IMG_8560.JPG

Para os menos conhecedores, os muffins podem parecer iguais aos cupcakes. No entanto, são muito diferentes: não têm cobertura, são menos doces e (um pouco) menos fofos e são maiores. Por serem menos doces são melhores para o pequeno-almoço do que propriamente para a sobremesa. E é por isso que os adoro, pois a minha ideia de felicidade passa muito por inícios de dia bem docinhos, sem estragar muito a dieta. E como já estão divididos em doses individuais são ideais para levar na mala para o lanche da manhã, acompanhados de um chá ou um café.

IMG_8565.JPG

E agora, aqui fica receita! 😉 Sigam à risca as indicações quanto à temperatura do forno, pois só assim vão conseguir que os vossos muffins fiquem altos e redondos. 😉 E não mexam demasiado, como já referi anteriormente.

MUFFINS DE AMORAS SILVESTRES
INGREDIENTES
  • 375 g de farinha
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela
  • 2 ovos grandes, à temperatura ambiente
  • 100 g de açúcar branco
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 1 copo (240 mL) de buttermilk (ou leite), à temperatura ambiente
  • ½ copo (120 mL) de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de açúcar baunilhado
  • 2 copos de amoras silvestres (frescas ou congeladas – não descongelar)
  • açúcar mascavado para polvilhar o topo
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 215 °C e preparar a forma para os muffins (untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha, ou caso utiliza, alinhar as forminhas de papel).
  2. Numa taça grande, juntar a farinha, o fermento em pó, o sal e a canela. Misturar até obter uma mistura uniforme. Pôr de lado.
  3. Numa taça média, misturar os ovos, o açúcar amarelo e o granulado. Juntar o buttermilk (ou o leite), o óleo e o açúcar baunilhado e bater bem. Envolver cuidadosamente o os ingredientes líquidos nos secos e misturar com uma colher de pau (não com a batedeira). Não deve bater em demasia – caso o faça os muffins ficam muitos densos e rijos. Ter cuidado para que não fiquem restos de farinha no fundo da taça e não hajam grandes bocados de farinha por misturar – bocadinhos pequenos não são problemáticos :). A massa fica bastante grossa e densa. Envolver cuidadosamente as amoras na massa (deixar de parte ¼ de copo), tendo em conta que se misturar demasiado elas começam-se a desfazer e a libertar sumo para a massa, colorindo os muffins ;).
  4. Colocar a massa nas formas, enchendo até acima. Colocar as amoras restantes no topo da massa, pressionando-as um pouco. Polvilhar com um pouco de açúcar mascavado. Levar ao forno durante 5 minutos a 215 °C, reduzindo depois a temperatura para os 190 °C, por mais 13 a 14 minutos, até que os muffins fiquem ligeiramente dourados (não esquecer o teste do palito, que deve sair limpo quando inserido no centro). Deixar arrefecer durante 10 minutos na forma e só depois desenformar.
  5. Os muffins são melhores no dia em que são feitos, mas podem ser conservados à temperatura ambiente num recipiente fechado até 5 dias; para períodos mais longos (até 3 meses), devem ser congelados.

IMG_8572.JPG

IMG_8548.JPG

Bom Apetite,

Ana Fernandes ❤

Advertisements

One thought on “Muffins de Amoras Silvestres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s