Bolo de Limão e Sementes de Papoila

Quem é que consegue resistir à simplicidade de um Bolo de Limão? Aqui em casa ninguém! Mais ainda, é um dos nossos sabores preferidos (o que é ótimo para gastar os muitos limões que temos no quintal)! IMG_8656

Sendo um sabor mais que testado cá em casa, estou sempre à procura de novas conjugações, e as sementes de papoila são desde há muito uma opção que me deixava muito curiosa. E assim, foi no Domingo passado que acabei com esta curiosidade. 😀

IMG_8682

Como queria fazer um bolo simples, sem coberturas e recheios e que não fosse um enorme pecado comer, escolhi esta receita e fiz algumas adaptações, transformando-se assim no bolo perfeito para o lanche ou pequeno-almoço, ficando ainda melhor se for acompanhado por um chá de limão – como o Lemon Macaroon da Lipton, que é o meu preferido. 😀

Quanto à escolha das sementes de papoila para enriquecer o Bolo de Limão, fiquei completamente rendida à combinação: as sementes dão um toque crocante ao interior do bolo, continuando o bolo a ser fofo e delicado! Para além de que conferem uma beleza extraordinária ao bolo, com o seu interior a surpreender toda gente!

IMG_8654

Se são um pouco cépticos ao consumo de sementes de papoila, posso-vos dizer que estas sementes trazem diversos benefícios para a saúde, principalmente como ao nível da diminuição dos sintomas de ansiedade e nervosismo. São também fonte de ómega 3 e proteína, têm um alto teor em fibra e um baixo teor de sódio. Quanto ao seu consumo diário, não deve ultrapassar uma colher de sobremesa (esta receita leva uma colher de sopa, por isso a não ser que comam o bolo inteiro num só dia, não há problema nenhum 🙂  – também podem deixar de lado as sementes de papoila, mas acho que se vão arrepender). Estas já se encontram em (quase) todos os supermercados, na área da alimentação saudável.

Aqui fica a receita. 😉

Bolo de Limão e Sementes de Papoila
Ingredientes
  • 200 g de açúcar
  • raspa de 2 limões
  • 3 ovos
  • ½ colher de chá de extracto de baunilha
  • ½ copo de leite + ½ colher de chá de vinagre
  • 3 colheres de sopa de sumo de limão
  • 220  g de farinha
  • 1 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • ¼ de colher de chá bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de sementes de papoila
  • 115 g de creme vegetal com sabor a manteiga (ou manteiga) derretida
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 175 °C. Untar uma forma redonda de buraco com manteiga e polvilhar com farinha, retirando depois o excesso.
  2. Numa taça, juntar o açúcar e a raspa de limão, misturando de forma a que o açúcar fique ligeiramente húmido e fique uma mistura semelhante a areia. Juntar os ovos e bater bem até obter uma mistura suave e fofa..
  3. Num copo medidor de líquidos, juntar o leite, o vinagre e sumo de limão e misturar. Pôr de lado.
  4. Numa outra taça, misturar a farinha com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Juntar esta mistura e os ingredientes líquidos ao açúcar em duas fases, alternando os dois tipos de ingredientes. Adicionar as sementes de papoila e a manteiga, envolvendo cuidadosamente. Pôr a massa na forma e levar ao forno durante 25 minutos a 175 °C. Deixar arrefecer 15 minutos na forma antes de remover o bolo. Deixar arrefecer completamente antes de servir.

IMG_8683

Bom Apetite!

Ana Fernandes 😉

Advertisements

5 thoughts on “Bolo de Limão e Sementes de Papoila

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s