Guia de Utilização do Forno para Totós ;)

Percebem alguma coisa de fornos eléctricos? Eu confesso que não! Aqueles símbolos todos faziam-me sempre alguma confusão e nunca me tinha dados ao trabalho de perceber qual a diferença entre eles – quando ligava o forno, metia-o sempre na mesma posição relativamente ao modo de aquecimento, escolhia a temperatura indicada na receita e pronto, feito!

Mas, e ao ler várias receitas em inglês que mencionavam diferentes modos de operação dos fornos, como “fan settings” e outros, achei que era a altura ideal para perceber o que significavam afinal todos aqueles símbolos! Como penso que seja um tema que interessa a todos os que se interessam pela cozinha, aqui fica o resultado da minha pesquisa! 😉

Forno com Ventilação

Uma ventoinha rodeada de uma circunferência indica um forno com ventoinha com o seu próprio elemento de aquecimento. O calor é produzido por um elemento circular que existe à volta da ventoinha na parte de trás do forno. A ventoinha ajuda à correta distribuição do calor pelo forno. Uma boa ventilação leva a uma distribuição uniforme do calor, pelo que não deve haver diferença em cozinhar no topo, no meio ou na parte de baixo do forno, sendo a cozedura igual em qualquer zona do forno. Uma distribuição não uniforme do calor irá fazer com que os bolos fiquem queimados logo no início da cozedura, ou então que os assados não fiquem com aquela fantástica crosta crocante! 😉

Uma ventoinha sem a circunferência à volta significa que a ventoinha está a ser utilizada com as tradicionais resistências superiores e inferiores.

Qual é a sua utilização?

Um forno com ventilação é ideal para a maior parte dos cozinhados, especialmente na área da pastelaria/padaria, como tabuleiros de biscoitos ou cupcakes/muffins ou qualquer outra coisa em que seja usada mais do que uma prateleira.

Forno com Ventilação - Fanned oven heat
Forno com Ventilação – Fanned oven heat
Resistência Superior e Inferior

Duas linhas horizontais em cima em baixo de um quadrado indicam que o calor irá ser gerado por resistências na parte de cima e na parte de baixo do forno. A ventoinha não é utilizada para distribuir o calor – o calor é distribuído por convecção natural.

QUAL É A SUA UTILIZAÇÃO?

As resistências superiores e inferiores são usadas em situações em que só se está a usar uma prateleira do forno para cozer algo substancial, como um bolo de fruta, ou para assar peças de carne.

Resistência Superior e Inferior - Upper and lower heating elements
Resistência Superior e Inferior – Upper and lower heating elements
Resistência Inferior

Uma linha horizontal na parte inferior de um quadrado indica que o calor é produzido apenas pela resistência que está na parte inferior do forno. Com esta utilização, a ventoinha não é usada para fazer circular o ar quente.

 QUAL É A SUA UTILIZAÇÃO?

Ideal para pratos que devem cozinhar mais lentamente, como as “casseroles” (pratos em camadas, guisados). Também pode ser usado para tostar algo (como as bases de pizza).

Resistência Inferior - Lower heat element only
Resistência Inferior – Lower heat element only
Resistência inferior e Grill

Uma linha em zig-zag em cima e uma linha horizontal no fundo indicam que o grill está a ser usado em conjunto com a resistência inferior.

Qual é a sua utilização?

É uma boa opção para tartes, quiches e pizzas estaladiças.

Resistência Inferior e Grill - Lower heating element and grill
Resistência Inferior e Grill – Lower heating element and grill
Grill e Ventilação

Uma ventoinha por baixo de uma linha em zig-zag mostra que o forno está a funcionar com o grill e com a ventilação do fono. A ventoinha faz a correta distribuição do calor pelo forno e o grill liga e desliga ao longo do tempo, de acordo com a necessidade de calor.

Qual é a sua utilização?

grill e a ventoinha produzem, em conjunto, um efeito semelhante ao de um grelhador, pelo que é indicado para cozinhar carnes e aves.

Grill e Ventilação - Grill and fan
Grill e Ventilação – Grill and fan
Grill

Uma linha em zigzag no topo demonstra que está a ser usado o grill. Quando se utiliza o grill no máximo é possível cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo. Quando o forno esá definido para apenas metade do grill, só a parte central é que fica quente, por isso é bom que que os alimentos fiquem directamente sob esta parte do grill.

qual é a sua utilização?

Cozinhar (e tostar) salsichas, bacon, carnes em geral e qualquer outra coisa que sizzles (aquele barulho que se ouve quando a carne está a grelhar ou fritar).

Grill
Grill

Convém referir que todos os fornos são diferentes, e como tal as temperaturas e os tempos de cozedura variam muito, assim como os resultados resultantes da utilização destes vários modos de aquecimento. O melhor mesmo é ir experimentando, tendo este guia como partida, e ir variando um pouco nas experiências seguintes, até obter o resultado perfeito! Parece ciência, não parece? 😉

Advertisements

One thought on “Guia de Utilização do Forno para Totós ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s