Clafoutis de Framboesa

Quando se trata de compras no supermercado, o ponto fraco da maior parte das pessoas são os chocolates, bolachas, gelado e afins. No meu caso são frutas caríssimas em promoção.  😉 Sempre que framboesas, mirtilos, amoras, ou mesmo cerejas, morangos e pêssegos,  lá vai Ana Patrícia a correr para o supermercado comprar uma caixinha de pura felicidade! Sim, porque não há carteira que resista a framboesas a quase 19€ o kilo!

IMG_8125

Com tudo isto, dou muitas vezes comigo a pensar no que fazer com a fruta, em vez de começar por saber o que quero fazer e só depois comprar os ingredientes necessários. 😉

IMG_8118

Não sei bem porquê, mas este Verão tem sido rico em sobremesas de origem francesa. O que diga-se de passagem que não é muito comum cá em casa. Assim, desta vez a escolha caiu no Clafoutis, um doce de fruta, originalmente cerejas (aqui framboesas), cozidas no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. De certa forma faz-me lembrar uma panqueca gigante cozida no forno, apesar de a textura final ser mais a de um pudim flan. 😛

IMG_8107

Clafoutis de Framboesa
Ingredeintes:
  • ½ copo de farinha
  • ¼ de copo + 2 colheres de sopa de açúcar
  • Sal
  • 3 ovos grandes
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • Raspa de 1 limão
  • ¼ de copo + 2 colheres de sopa de leite
  • 125 g de framboesas
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 175 °C. Untar uma forma de tarte com manteiga. Numa taça, misturar a farinha, açúcar e um pouco de sal. Juntar os ovos, a manteiga e a raspa do limão e mexer até ficar uma mistura uniforme e suave (cerca de 3 minutos). Colocar a massa na tarteira e espalhar as framboesas por cima.
  2. Levar ao forno durante 30 minutos, aproximadamente, até que o Clafoutis fique ligeiramente dourado e firme.Deixar arrefecer ligeiramente. Polvilhar com açúcar em pó, cortar e servir ainda morno.

Escusado será dizer que o Clafoutis foi devorado num instante, com cada um dos quatro comensais cá de casa a deliciarem-se com uma generosa fatia. Como tal não recomendo que esta receita seja feita para mais de 4 pessoas (a não ser que haja mais do que uma sobremesas, hi hi hi 😀 )

IMG_8120

Ana Fernandes 😉

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s