Pãezinhos Integrais – “Burguer Buns”

Haverá coisa melhor que pão fresco e quentinho pela manhã? Acho que não! 🙂 E se for pão integral, melhor ainda. Pelo menos para uma viciada assumida em pão e todas as suas variantes.

IMG_8174

E como viciada em pão, adoro fazê-lo em casa. Ao contrário do que possam pensar, não dá muito trabalho. Basta seguir algumas dicas, como amassar o pão com as varas em espiral da batedeira em vez de amassar à mão; deixar a levedar durante a noite, no frigorífico (desacelera o processo), poupando tempo de manhã, usar fermento activo em pó, tipo “Fermpan” em vez do fermento de padeiro fresco… E a melhor parte é que podem personalizar o pão a vosso gosto, usando misturas de diferentes farinhas, juntar sementes, etc.

IMG_8182

E não esquecer que assim sabem que o que estão a comer não tem conservantes nem quantidades absurdas de açúcar. Estes pãezinhos são ideais para comer com hambúrgueres (se forem caseiros melhor ainda), mas também são óptimos torrados com um bocadinho de manteiga ou compota. Dá para aproximadamente 12 pãezinhos e podem congelar para terem pão fresco todos os dias. Apesar de conterem apenas farinha integral, ficam surpreendentemente fofos, por causa do leite e do ovo.

Pão Hamburguer Integral
A receita passo a passo. Como podem ver, a massa cresce imenso, é como ver magia a acontecer! 🙂
Pãezinhos Integrais
Ingredientes
  • 2¼ colheres de chá de fermento activo em pó (tipo “Fermipan”)
  • 1 copo de água morna
  • ½ copo de leite morno
  • ¼ de copo de azeite
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 ovo grande, ligeiramente batido, à temperatura ambiente
  • 1½ colheres de chá de sal
  • 4 a 4¼ copos (520 g) de farinha integral
  • 1 clara de ovo, ligeiramente batida
  • Sementes de sésamo
Preparação
  1. Numa taça grande, dissolver o fermento na água quente. Deixar repousar durante 5 minutos; adicionar o leite, azeite, mel, ovo e sal e bater até estar combinado. Juntar a farinha e bater na velocidade média até formar a massa. Continuar a bater até que a massa se despegue dos lados da taça, adicionando mais farinha se necessário.
  2. Passar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar até ficar suave e elástica. Colocar a massa numa taça previamente untada com azeite; virar a massa uma vez de forma a que toda a massa fique untada. Levedar durante 1-1½ hora, ou até que duplique de volume, num local morno e sem correntes de ar.
  3. Dar um murro na massa e dividi-la em 12 partes iguais. Formar bolinhas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  4. Cobrir os pãezinhos com um pano e deixar levedar por mais 30 minutos.
  5. Pincelar os pãezinhos com a clara de ovo e polvilha-los com sementes de sésamo. Cozer 18 a 20 minutos a 190 °C, ou até que fiquem dourados/acastanhados. Arrefecer numa grelha.
Notas

Guardar os pãezinhos numa caixa ou saco de plástico à temperatura ambiente até 3 dias ou congelar (por um período até 1 mês).

E para vos deixar com ainda mais vontade de correr para a cozinha para fazer este pão, aqui fica uma sugestão para um almoço especial! Hambúrgueres feitos em casa (só comprei a carne picada), uma refeição verdadeiramente gourmet! Digam se não tem um ótimo aspecto? 😉

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s