Caramelo Salgado (Salted Caramel) a.k.a. Melhor Topping do Mundo

Quem me conhece sabe que o meu sabor preferido é o Caramelo: gelado, chocolates, bolachas, bolos, até fruta, tudo fica melhor com caramelo. 😀 E o sal, que realça o sabor do caramelo, torna este simples molho de caramelo no complemento perfeito a gelados, crepes, panquecas, e todos os doces que possam imaginar, como por exemplo esta Galette de Pêssego. 😉

IMG_8001

Numa primeira análise, a receita pode parecer difícil, mas se seguirem os passos cuidadosamente e se tiverem os ingredientes preparados antes de começar é super fácil!

Caramelo Salgado
Ingredientes
  • 230 g de açúcar
  • 150 g de manteiga
  • 200 mL de natas
  • Sal q.b.
Preparação
  1. Num tacho médio, levar ao lume o açúcar granulado. Mexer constantemente com uma colher de pau.
  2. O açúcar vai formar aglomerados e começar a derreter, até que derrete completamente e forma um liquido denso, acastanhado, à medida que se continua a mexer. Cuidado para não queimar!
  3. Assim que o açúcar derreta por completo, juntar a manteiga partida em pedaços. É preciso ter algum cuidado neste passo porque o caramelo irá começar a ferver rapidamente depois de se juntar a manteiga.
  4. Mexer, de forma a que a manteiga derreta e fique uniformemente distribuída pelo caramelo (cerca de 2-3 minutos).
  5. De seguida, e muito lentamente, juntar as natas, mexendo sempre. Uma vez que as natas estão a uma temperatura mais baixa que o caramelo, a mistura irá começar a ferver assim que se juntam as natas.
  6. Deixar o caramelo ferver durante 2 minutos (irá subir no tacho à medida que ferve – se necessário, mexer com a colher de pau).
  7. Tirar do lume e juntar uma colher e meia de chá de sal e mexer. Deixar arrefecer um pouco antes de usar.
  8. Colocar em frascos de vidros previamente fervidos e guardar no frigorífico. Aquecer o caramelo alguns segundos no microondas antes de usar.
Notas:
  • A receita pode facilmente ser reduzida para metade, ou duplicada. Por uma questão de comodidade, faço sempre a receita para 200 mL de natas (a quantidade de um pacote tradicional) para não ter natas de sobra.
  • O prazo de validade ideal é de duas semanas (sempre no frigorífico). No entanto, cá em casa o prazo é sempre prolongado! Para não aquecer o caramelo muitas vezes, o melhor é tirar apenas a quantidade que se pretende utilizar e aquecer.
Anúncios

2 thoughts on “Caramelo Salgado (Salted Caramel) a.k.a. Melhor Topping do Mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s