Muffins Saudáveis de Courgette e Linhaça

Parece que chegou a época das courgettes: a despensa foi invadida por mega courgettes, vindas directamente da horta da minha avó. Não, não são daquelas pequeninas que se vendem no supermercado, mas sim exemplares gigantes de 4 e 5 quilos (não pesei 😛 mas de certeza que não estou a falhar por muito).

Surge então a dúvida: o que fazer a tanta courgette? A primeira opção é congelar para usar em sopas e estufados – o problema é quando a arca congeladora já está cheia de legumes! Portanto, nada melhor que começar a pesquisar opções diferentes para as usar. Depois de panquecas e um bolo delicioso (uma das próximas receitas), decidi fazer uns muffins da chef Sarah Carey.

IMG_8027

Nem todos doces podem contribuir para a destruição da dieta. Estes muffins são a solução ideal para aqueles momentos em que nos apetece um docinho, mas não queremos nada muito calórico. A manteiga é substituída pela banana e a courgette ralada faz com que os muffins fiquem húmidos e fofos, mesmo tendo uma percentagem de gordura MUITO reduzida. O toque de canela dá um sabor especial aos muffins (já que a courgette não tem nenhum sabor específico) e a linhaça transporta definitivamente estes bolinhos para o capítulo da alimentação saudável: rica em fibras e ómega 3, são inúmeros os benefícios destas sementes. Ou seja, estes são os muffins indicados para comer ao pequeno-almoço ou a meio da manhã, sem prejuízo do corpo de Verão! 😉

IMG_8035.JPG

Aqui fica a receita! Espero que também vocês se rendam a esta utilização menos convencional da courgette!

Muffins Saudáveis de Courgette e Linhaça
Ingredientes
  • 220 g de farinha
  • ½ copo de farinha de linhaça (linhaça moída)
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela
  • 1½ copo de courgette ralada
  • 1 banana grande esmagada
  • ¾ de copo de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 175 °C. Untar uma forma para 12 muffins com manteiga. Numa taça grande, juntar a farinha, linhaça, açúcar, bicarbonato de sódio, fermento, sal e canela e misturar. Adicionar a courgette ralada e a banana. Numa taça mais pequena, bater os ovos e juntar o leite e a baunilha; verter sobre o preparado anterior e mexer até estar combinado (não bater demasiado!).
  2. Dividir a massa pelas formas de muffins e colocar no forno. Cozer durante 15 a 20 minutos, aproximadamente (verificar sempre a cozedura com um palito). Deixar os muffins arrefecer na forma e só depois desenformar.

Nota: A massa pode dar para fazer mais de 12 muffins (no meu caso consegui fazer 20, mas as minhas forminhas não são muito grandes). Nesse caso, desenformar ao fim de uns minutos, voltar a untar as forminhas  e repetir o passo 2. 🙂

Se forem mais gulosos – como eu 😉 – podem barrar os muffins com manteiga ou compota!

IMG_8045.JPG

Ooops!! Lá se foi a dieta! 😛

Ana Fernandes

Anúncios

2 thoughts on “Muffins Saudáveis de Courgette e Linhaça

    1. Obrigada!
      Os muffins são ótimos, com a vantagem de serem saudáveis! Experimente 🙂
      A linhaça não tem nenhum sabor especial, mas tem imensos benefícios, e esta receita é uma boa forma de a introduzir na alimentação.
      Quanto às courgettes “gigantes”, honestamente, são boas para sopas e cremes, mas não são as melhores para outros pratos porque são mais rijas que o normal. Mesmo assim, não notei nenhum sabor diferente nestes muffins em relação a outros bolos feitos com courgetes mais pequeninas! 😉
      beijinhos,
      Ana

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s