Brownies de Cereja com Pedaços de Chocolate

—Beatriz, pensa nalgum doce para eu fazer…

—Brownies.

—Podem levar cerejas?

—Siiiim 😀

E assim se resume a história destes Brownies de Cereja! 😉

IMG_7929.JPG

Os brownies  não são o típico bolo de chocolate, são muito mais densos e húmidos, têm uma crosta crocante mas são cremosos por dentro. Sabem sem dúvida alguma a chocolate, por isso convém usar um bom cacau em pó (eu gosto de usar o da Condi).

IMG_7951.JPG

Dado o meu amor às cerejas, decidi juntar cerejas aos brownies. Não sei é possível usar cerejas congeladas mas penso que sim, dado que ao irem ao forno antes permite que libertem a água (devem ser descongeladas e escorridas previamente, de qualquer forma).

Para intensificar o sabor dos brownies, nada melhor que pedaços de chocolate negro. 😉 É a sobremesa ideal para os amantes do verdadeiro sabor a chocolate, um misto de texturas e sabores com pedaços de cereja e chocolate e um quase excêntrico bolo de chocolate a unir.

IMG_7948.JPG Aqui fica a receita! 😉

Ingredientes
  • 225 g de manteiga
  • 375 g de açúcar
  • 105 g de cacau magro em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 1½ colher de chá de extracto de baunilha
  • 3 ovos grandes
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1½ copo e meio de cerejas partidas ao meio e descaroçadas
  • 50 g de chocolate negro partido em pedaços
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 230 °C. Colocar as cerejas arranjadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, posicionando o tabuleiro no terço inferior. Retirar ao fim de 10 minutos, ou quando as cerejas começam a libertar o seu sumo. Por no frigorífico a arrefecer enquanto se prepara a massa dos brownies.
  2. Reduzir a temperatura para os 175 °C. Untar com manteiga uma forma quadrada (28 x 30 cm, aproximadamente ou rectangular com uma área semelhante). De seguida, forrar com papel vegetal tendo o cuidado de deixar papel para além dos lados, de modo a que seja possível pegar no papel para remover os brownies da forma; untar o papel vegetal com manteiga.
  3. Em banho-maria, juntar a manteiga, o açúcar, o cacau e o sal e levar ao lume até que a manteiga derreta completamente e se forme uma pasta; deve-se ir mexendo sempre para que não queime. A massa fica com um aspecto granular devido ao açúcar.
  4. Fora do lume, juntar os ovos e a baunilha e bater com a batedeira até obter uma massa densa, brilhante e bem misturada. Adicionar a farinha e bater na velocidade mínima até que a farinha não seja visível. Juntar as cerejas e o chocolate e mexer com uma colher de pau (não usar a batedeira para não partir as cerejas).
  5. Deitar a massa na forma já preparada e levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Este tempo varia de forno para forno e há que ter muito cuidado, pois se os brownies cozem demasiado ficam secos e sem graça. Para obter o melhor sabor, devem ser tirados do forno assim que um palito inserido quase limpo (o palito pode ter algumas migalhas – à medida que o bolo arrefece ganha firmeza).
  6. Deixar arrefecer totalmente os brownies e só depois desenformar e cortar em quadrados com uma faca bem afiada.
  7. Guardar numa taça fechada à temperatura ambiente ou no frigorífico.
  8. Servir simples ou com chantilly ou gelado. 😉
IMG_20150705_125148
O golpe de misericórdia final: brownie com gelado de iogurte grego e cerejas! 🙂

IMG_7931.JPG

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s