Pudim de Chia com Pêssego Caramelizado

Hoje decidi partilhar a minha última descoberta no mundo da alimentação saudável: o Pudim de Chia. Há muito tempo que tinha curiosidade em testar este pudim, pois acho o conceito super interessante, tem um aspecto fantástico e permite dar asas à imaginação no que toca aos acompanhamentos.

IMG_7922

As sementes de Chia são um autêntico super alimento: estão cheias de antioxidantes, fibras, contêm proteínas e sais minerais como o cálcio, magnésio e fósforo, têm ácidos gordos – Omega 3, absorvem 10  vezes o seu em líquido – daí formarem um pudim, podem ser usadas como substituto dos ovos em dietas vegan e não contêm glúten e são paleo-friendly.

Para além de tudo isto, são ligeiramente doces e basta um pouco de mel ou outro açúcar para se transformarem numa sobremesa saudável. Normalmente não uso bebidas de soja e afins, mas desta vez resolvi usá-la já que por si só é uma bebida doce, pelo que diminui a necessidade de adição de outros açúcares.

Estamos a entrar na época dos pêssegos e nada melhor que consumir fruta da época. Os pêssegos que usei são produção cá de casa. 😉 Mas tinha de haver um ingrediente mau (mas delicioso) no meio de tudo isto: o caramelo salgado, o meu maior guilty pleasure (um dia partilho a receita 😉 ).

IMG_7907

Honestamente, nunca pensei que o Pudim de Chia fosse tão delicioso. O seu sabor e textura surpreendeu-me bastante; com certeza que será para repetir e para juntar aos meus pequenos-almoços e lanches preferidos, com a vantagem de que é fácil de transportar – e de fazer. 🙂

Ingredientes:

Para o pudim (2 a 3 doses):

  • 1¼ copos de leite (ou bebida de soja/arroz/coco/…)
  • 1½ colheres de sopa de mel (ou outra forma de açúcar, como xarope de ácer, stevia, ou mesmo açúcar – branco, amarelo, mascavado…)
  • ¼ de copo de sementes de chia
  • Pêssego
  • Açúcar (ou caramelo)
Preparação:
  1. Juntar o leite e o mel num fraco de vidro com tampa. Fechar o fraco e abanar para dissolver o mel.
  2. Adicionar as sementes de chia e mexer com uma colher. Fechar o frasco e abanar mais algumas vezes.
  3. Colocar no frigorífico de um dia para o outro (ou pelo menos 4 horas, sendo o ideal 12 horas).
  4. Na altura de servir, caramelizar o pessêgo numa frigideira. Juntar um pouco de açúcar para que o pêssego caramelize. Pode também optar por apenas “grelhar” o pêssego e regar com caramelo no fim. 😉
  5. Juntar o pêssego ao pudim de chia e servir.

IMG_7912

Ana Fernandes

Anúncios

One thought on “Pudim de Chia com Pêssego Caramelizado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s