Bolinhos de Alfarroba

Estão a ver aquela altura em que abrem o armário e encontram coisas que nem se lembravam que tinham em casa? Ou quando compram um ingrediente qualquer só porque está na moda e depois não sabem o que fazer com ele?

Foi o caso da farinha de alfarroba! É mais uma daquelas coisas que foram parar lá a casa sem nenhum propósito específico, mas cujo resultado quando é utilizada é sempre fantástico! Já fizemos panquecas, bolo… Desta vez saíram uns Bolinhos, ideais para o pequeno-almoço ou para o lanche, que ficam perfeitos acompanhados por um chazinho (frio ou quente). 😉

20150625_171026

A farinha de alfarroba tem um ligeiro sabor a chocolate, tem inúmeros benefícios para a saúde (podem encontrá-la na secção dos alimentos “saudáveis” nos supermercados) e pode assim ser usada como substituto do chocolate por aqueles que a ele são alérgicos.

Esta receita foi inspirada numa receita do blog Bocadinhos de Açúcar (http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/2014/10/bolinhos-de-alfarroba-mel.html?spref=pi). Como não tinha mel, substitui por açúcar amarelo e juntei um ovo e iogurte grego magro para tornar a massa mais húmida e moldável.

20150625_171200

Ingredientes

  • 170 g de farinha sem fermento
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 50 g de farinha de alfarroba
  • 80 g de manteiga amolecida
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 1 ovo pequeno
  • 4 – 5 colheres de chá de iogurte grego magro

Preparação

  1. Misturar as duas farinhas e o fermento numa taça. Incorporar a manteiga, o açúcar e o ovo.
  2. Juntar o iogurte grego, adicionando e incorporando uma colher de cada vez. Assim que a massa fique moldável, parar de adicionar iogurte.
  3. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, formar bolinhas de massa. É normal que a massa se pegue um pouco às mãos, mas não em demasia. Se necessário, colocar a massa uns minutos no frigorífico para que fique um pouco mais dura.
  4. Levar ao forno a 175°C durante 12-15 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Atenção, os bolinhos devem ser retirados do forno ainda ligeiramente moles (mas cozidos). Ao arrefecer, irão ficar mais duros.

20150625_171057

Ana Fernandes

Anúncios

2 thoughts on “Bolinhos de Alfarroba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s