Red Velvet Cake com Cerejas

Domingo foi dia de festa. A Bênção das Pastas é a última celebração dedicada aos Finalistas da Universidade de Coimbra e é a que mais significado tem para as famílias pelo que só faz sentido ser celebrada em conjunto com ela.

Não havia tempo para almoço de família, mas houve tempo para o lanche. E para bolo! Porque como a Julia Child disse “Uma festa sem bolo é apenas um encontro”.

IMG_7554

Sendo estudante de Engenharia na FCTUC, as cores do meu são o azul clarinho e o branco. Por isso nada melhor que um bolo azul e branco para comemorar, certo?

Errado! Os corantes azuis estavam esgotados em todas as lojas de Coimbra, pelo que os meus planos foram arruinados. Mas a ideia de um bolo colorido ficou e um corante de uma outra cor estava na despensa à espera de ser usado. Surgiu assim o Red Velvet! 🙂

O Red Velvet é um dos bolo que mais me entusiasma. A vibrante cor vermelha dá um twist ao bolo que fascina toda a gente. Qual será o sabor? É a pergunta que todos fazem. O Red Velvet tem um ligeiro sabor a chocolate e a baunilha e é um bolo extremamente húmido, ideal para fazer bolos em camadas. Tem alguns ingredientes que podem surpreender alguns, como o vinagre, mas garanto-vos, o resultado final nada sabe a vinagre!
IMG_7562

Se quiserem fazer um bolo colorido aconselho a utilização de um corante em gel da Wilton ou da Rainbow Dust. O meu corante vermelho é este; já o tenho à cerca de dois anos e ainda está óptimo. Quanto aos corantes líquidos, tipo os de supermercado, não garanto que consigam obter um cor tão viva.

A cobertura típica do Red Velvet é um creme de queijo. Mas desta vez apeteceu-me experimentar o Swiss Meringue Buttercream, um creme merengado de manteiga. Posso dizer que a primeira vez que o tentei fazer foi um autêntico desastre. Mas passado um ano aprendi que quando uma receita diz para usar manteiga é mesmo para usar manteiga (e não margarina) e se está escrito que a manteiga tem de estar à temperatura ambiente é mesmo para estar à temperatura ambiente e não para a tirar 5 minutos antes do frigorífico! Portanto, aprendam com os meus erros! 😉

IMG_7522.JPG

INGREdientes
Bolo
  • 345 g de farinha para bolos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 115 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 400 g de açúcar
  • 240 mL de óleo vegetal
  • 4 ovos grandes, separados
  • 1 ½ colheres de sopa de extracto de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre
  • corante alimentar vermelho (de preferência em gel)
  • 240 mL de buttermilk (à temperatura ambiente)
Cobertura
  • 5 (115 g) claras
  • 225 g de açúcar
  • 225 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 2 colheres de sopa de extracto de baunilha
  • Cerejas ou outro fruto vermelho a gosto
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 180°C. Untar duas formas com manteiga e por de lado.
  2. Bater as claras em castelo.
  3. Fazer o bolo. Peneirar a farinha, o bicarbonato de sódio, o cacau e o sal para uma taça e colocar de parte.
  4. Com a batedeira, bater a manteiga até esta ficar suave e cremosa (cerca de 1 minuto). Juntar o açúcar e bater na velocidade máxima até ficar uma mistura uniforme. Deve-se ir raspando a taça para garantir que os ingredientes estão bem combinados – fazer isto ao longo de toda a preparação. Adicionar o óleo e bater na velocidade máxima durante 2 minutos. Pode parecer que a manteiga está “em pedaços” e que não está completamente combinada com o óleo, o que é perfeitamente normal.
  5. Juntar as 4 gemas de ovos e a baunilha. Bater numa velocidade intermédia até estar completamente combinado. Adicionar o vinagre e o corante alimentar vermelho – até atingir a cor desejada. Com a batedeira na velocidade mínima, juntar os ingredientes secos em três fases, alternando com o buttermilk e começando e acabando com os ingredientes secos e batendo apenas o necessário para incorporar os ingredientes entre as adições. Juntar as 4 claras batidas em castelo com uma espátula e envolver cuidadosamente. A massa irá ficar um pouco grossa.
  6. Por a massa nas formas e levar ao forno durante cerca de 20 minutos (ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Tirar do forno e deixar arrefecer na forma durante 15 minutos e só depois desenformar. Deixar arrefecer completamente.
  7. Fazer a cobertura. Juntar as claras e o açúcar numa caçarola e levar ao lume em banho-maria até que o açúcar esteja dissolvido.
  8. Tirar do lume e arrefecer até à temperatura ambiente (para acelerar o processo pode-se colocar no frigorífico ou no congelador).
  9. Entretanto, bater a manteiga com a batedeira até que a manteiga fique cremosa e ligeiramente mais clara. Reduzir a velocidade e lentamente juntar a calda de açúcar à manteiga, batendo sempre. Bater durante dois minutos e adicionar o extracto de baunilha. Aumentar a velocidade e bater durante um minuto para que fique leve e cremoso.
  10. Montar o bolo. Por a primeira camada no prato e barrar o bolo com o creme. Por a segunda camada e repetir o processo. Depois de todas as camadas montadas, barrar todo o bolo com uma camada fina de creme. Colocar no frio durante 1 hora (ou mais tempo se for possível – por exemplo, fazer a receita até este passo numa noite e na manhã do dia seguinte continuar). Guardar o resto da cobertura no frio.
  11. Tirar o bolo e a cobertura do frio. Se a cobertura estiver demasiado rígida, levar ao microondas durante uns segundos e mexer. Se necessário, repetir o processo. Para finalizar, por uma segunda camada de cobertura, mais grossa que a primeira.
  12. Decorar com cerejas ou outro fruto vermelho! 🙂
  13. Guardar no frigorífico até servir, retirando meia hora antes para que não esteja muito frio.

IMG_7566

IMG_7518

O Blue Velvet vai ficar para o grande final. Às tantas foi o destino que me impediu de fazer um bolo azul antes de ser engenheira, quem sabe não seria mau agoiro celebrar desta forma ante do tempo! Mas prometo que depois da defesa da tese de mestrado faço um bolo azul, haja corante! 😉

Advertisements

4 thoughts on “Red Velvet Cake com Cerejas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s