Bolo Mármore de Laranja e Chocolate

“Porque é não fazes um bolinho simples, sem cobertura nem recheio?” Esta é a pergunta que mais ouço cá em casa. Confesso que, para mim, é complicado simplificar na cozinha. Gosto de experimentar, adicionar novos elementos e conjugar sabores diferentes.

Sempre gostei da combinação de chocolate e laranja. E sempre achei o Bolo Mármore um pouco desinteressante – não tem grande sabor e por vezes fica seco. Mas era Dia do Pai e sei que o meu sempre gostou do simples Bolo Mármore. Por isso, não tive dúvidas em fazer um Bolo Mármore de Laranja e Chocolate para comemorar um dia tão especial. bolomarmorechocolatelaranja1

Este bolinho não fica nada seco e a laranja conjuga-se na perfeição com o chocolate. Se gostarem do seu sabor podem aumentar a quantidade de sumo e raspa de laranja. E podem mesmo juntá-la nas duas partes! Em relação à calda, é opcional, claro. Mas fica ótimo, garanto! Também se pode fazer uma cobertura de chocolate, mas nesse caso o padrão tão característico do Bolo Mármore deixa estar visível, o que lhe tira toda a magia e encanto!

Ingredientesbolomarmorechocolatelaranja2
  • 225 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 225 g de açúcar granulado
  • 225 g de farinha para bolos (auto-levedante)
  • 4 ovo grandes (batidos)
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 laranja grande (raspa e sumo)
Preparação
  1. Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e colocar papel vegetal no fundo. Bater a manteiga, açúcar, ovos e farinha numa taça até a massa não apresentar grumos.
  2. Dividir a massa em duas partes, transferindo uma parte para outro recipiente. Numa das partes, adicionar o leite, bater, seguido do chocolate em pó. Na outra, juntar o sumo e raspa da laranja e bater.
  3. Colocar colheres de massa na forma, alternadamente. Com um palito, arrastar a massa, de forma a criar o padrão do bolo mármore. ATENÇÃO: não misturar demasiado, caso contrário o padrão mármore não irá ser visível. Alisar e nivelar o topo se necessário.
  4. Cozer durante cerca de 45 a 55 minutos. Nos últimos 10 minutos, fazer o teste do palito: se o palito estiver limpo, o bolo está cozido. Deixar o bolo arrefecer na forma (10 a 15 minutos, pelo menos) e desenformar.
  5. Se desejado, começar a fazer a calda de laranja enquanto o bolo está no forno.
Calda de Laranja (Opcional)
  1. Num tachinho, colocar o sumo de uma laranja e açúcar (no mesmo volume do sumo, ou conforme o gosto pessoal – mais açúcar, calda mais grossa, menos açúcar, calda mais fina). Aquecer em lume brando até fervilhar; deixar ferver uns minutos para engrossar. Retirar do lume.
  2. Fazer furos com um palito fino no bolo e deitar a calda (ligeiramente quente) sobre o bolo. Se a calda estiver demasiado espessa, usar um pincel de cozinha para ajudar a espalhar.
Anúncios

One thought on “Bolo Mármore de Laranja e Chocolate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s